quarta-feira, 15 de maio de 2019

Para uma Internet + Segura




Em uma sociedade cada vez mais conectada e dependente de tecnologia para se comunicar, relacionar, estudar, jogar online e se manter informado ou ficar em dúvida se a informação é fake ou não. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades, já dizia o sábio tio Ben. Olhando para o outro lado da tecnologia, vemos problemas que vão se agravando ao decorrer do tempo como cyberbullying, nudes de vingança e extorsões financeiras para devolver ou desbloquear dados.


Ausência de Privacidade

Muitos sites e redes sociais provêm segurança e restrições ao acesso da privacidade de seus usuários, porém a segurança pode falhar e as informações podem ser expostas sem o nosso consentimento e nos trazer grandes problemas. 


Exposição Excessiva

                Deixamos de lado o cuidado que temos no mundo real quando estamos no mundo digital. Em redes sociais marcamos o local onde estamos com a intenção de encontrar amigos e colegas, mas esquecemos que mostramos onde estamos para pessoas que não estão com boas intenções. Mencionamos quem são nossos parentes, animais de estimação, além de outros itens que gostamos, e assim deixamos rastros que podem ser usados contra nós mesmos. E não estou falando somente dos regulares vazamentos de dados, mais sim da excessiva exposição. Precisamos pensar se queremos ou precisamos que tudo isso seja conhecido por nossos contatos sociais, pois muitas vezes não temos o controle de quem está compartilhando nossas informações.

As principais informações compartilhadas e usadas para crimes são fotos de onde moramos, estudamos, trabalhamos, local onde estamos visitando ou viajando. Os possíveis crimes com essas informações podem ser sequestros, extorsões, roubos, furtos entre outros.


Reputação

                Uma das melhores coisas que ocorreu com a popularização da Internet é o aumento da liberdade de expressão. Porém algumas pessoas usam essa liberdade ampliada para ofender ou causar danos a imagem e a reputação de outras pessoas. Uma publicação não pensada ou com as emoções afloradas pode provocar uma demissão, gerar um processo ou pior, magoar alguém.


Se for ofendido

                Como nem tudo são flores na internet, se você for ofendido procure manter a calma, copie o link da publicação, faça uma cópia da tela e entregue para as autoridades responsáveis.



Cuidados especiais com as crianças

                Como uma proteção adicional sempre que possível, utilize o controle parental configurando de acordo com a idade da criança, mais não deixe de monitorar o uso. Caso você identifique um site ou vídeo que utiliza personagens infantis descaracterizados ou com dublagens distorcidas, denuncie imediatamente. Cuide da privacidade das crianças, fotos e vídeos podem viralizar, positiva ou negativamente, principalmente quando ela crescer e é praticamente impossível excluí-las depois de publicadas, compartilhadas, comentadas etc. Observe o comportamento de seu filho, fique atento ao cyberbullying, pois seu filho pode ser a vítima ......... ou praticá-la. Diálogo aberto, educativo e franco, sempre é a melhor proteção.


Onde posso obter ajuda?

·         helpline.org.br (ajuda psicológica especializada, atendimento via chat e e-mail)

·         safernet.org.br (dados indicadores, denúncias, ajuda e orientação)



Escrito por Marcos Gomes – Executivo de TI e Segurança da Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.